/ Geral / Vaticano divulga primeiro documento para o Sínodo

11/12/2014 às 12:58 por Geral
Vaticano divulga primeiro documento para o Sínodo
créditos: http://www.cnbb.org.br/imprensa-1/internacional/15501-vaticano-divulga-primeiro-documento-para-o-sinodo

Parte do relatório elaborado pela última Assembleia Extraordinária, realizada no último mês de outubro, integra o primeiro dos documentos a serem apresentados pelo Vaticano para a 14ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. A reunião sinodal acontecerá no período de 4 a 25 de outubro de 2015 com a participação de padres sinodais de diversas partes do mundo.

O próximo Sínodo debaterá ?A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo?. Será uma continuação das reflexões iniciadas em 2014 sobre os desafios da evangelização da família. A realização do Sínodo em duas etapas foi escolha do papa Francisco, que pela primeira vez adotou esse modelo para os trabalhos da Assembleia.

texto foi divulgado pelo Vaticano na terça-feira, 9. Intitulado de lineamenta, traz reflexões da Assembleia Extraordinária, que antecedeu o Sínodo Ordinário. O documento está organizado em três partes: ?A escuta ? o contexto e os desafios sobre família?, ?O olhar sobre Cristo: o Evangelho da Família? e ?O confronto: perspectivas pastorais?.

Para facilitar o aprofundamento dos temas contidos no relatório, foram acrescentadas à lineamenta algumas perguntas que ajudarão a elaborar o Instrumentum laboris  (Documento de Trabalho) da próxima Assembleia.

primeira versão do Documento publicado em italiano foi enviada às Conferências Episcopais, aos Sínodos das Igrejas Orientais Católicas sui iuris, à União dos Superiores Religiosos e aos Dicastérios da Cúria Romana.  A proposta é que ele seja estudado e debatido nas comunidades, com a participação dos fiéis. Os resultados dessa consulta serão enviados à Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos até 15 de abril do próximo ano.

Acesse o texto completo aqui - versão em italiano.

Com informações do News.va.