/ Institucional / Quem Somos

Tamanho da letra

Quem Somos

Quem Somos

 

"Somos Filhos de Trabalhadores a Nossa Classe é a Classe Popular."

 

Diocese de Amargosa

 

         Em 10 de Maio de 1941 o Papa Pio XII, mediante a Bula ?Apostolicum Munus?, cria a nova diocese com sede em Amargosa, sob a proteção de Nossa Senhora do Bom Conselho, Padroeira da cidade e da paróquia. Deve-se observar, porém, que grandioso feito só foi possível graças ao bom desempenho pastoral, do então arcebispo primaz, Dom Augusto Álvaro da Silva, que diante das necessidades pastorais propôs à Santa Sé a criação de uma nova diocese em território desmembrado da arquidiocese, envolvendo uma extensa área do litoral até o limite com o Estado de Minas Gerais, divisando com a Diocese de Araçuaí.

         No que diz respeito à extensão territorial, de acordo com a Bula ?Apostolicum Munus? a diocese era composta por 24 municípios: ?Amargosa, Conceição do Almeida, Aratuípe, Ubaíra, Brejões, Castro Alves, Itaquara, Itirussu, Jaguaquara, Jaguaripe, Jequiriçá, Laje, Maracás, Mutuípe, Santo Antônio de Jesus, Santa Inês, São Miguel, Santa Terezinha, Boa Nova, Vitória da Conquista, Encruzilhada, Itambé, Jequié e Poções?. Alcançando, conforme o primeiro Relatório Quinquenal da Diocese de 1950, uma área de 70 mil Km² e uma população de, aproximadamente, 700 mil habitantes.

         Atualmente, de acordo com o Censo do IBGE ? 2000, a diocese tem uma extensão territorial de 13. 972 Km² com uma população de 552. 042 habitantes. A redução, tanto territorial quanto populacional, ocorre devido à criação das dioceses de Vitória da conquista, em 27 de Julho de 1957, e Jequié, em 07 de Novembro de 1978, ambas desmembradas do território original de Amargosa.

         Hoje a Diocese de Amargosa é composta por 27 municípios: Amargosa, Aratuípe, Cairú, Castro Alves, Conceição do Almeida, Dom Macedo Costa, Elísio Medrado, Iaçu, Itatim, Jaguaripe, Jequiriçá, Laje, Milagres, Muniz Ferreira, Mutuípe, Nazaré, Nilo Peçanha, Presidente Tancredo Neves, Rafael Jambeiro, Santa Terezinha, Santo Antônio de Jesus, São Felipe, São Miguel das Matas, Taperoá, Ubaíra, Valença e Varzedo. Com exceção dos municípios de Dom Macedo Costa, Elísio Medrado, Itatim, e Muniz Ferreira, os demais, todos são paróquias. Contando com quatro zonais que são formados por um conjunto de paróquias, sob a proteção dos santos evangelistas: São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João; representados por cores diferentes: Verde, Vermelho, Amarelo e Azul respectivamente.

 

Coordenação Diocesana

         É composta por dois representantes/articuladores de cada zonal, um secretário, um tesoureiro e um coordenador Diocesano, validados em eleições que ocorrem nas Assembleias Diocesanas da Pastoral da Juventude ou indicados pela Coordenação Diocesana caso os representantes eleitos em Assembleia não estejam atuando. Terá o mandato de dois anos, e deverá se reunir constantemente. Seus representantes deveram estar na faixa etária de 17 a 29 anos de idade.

         A coordenação jovem tem como papel: ser articuladora, animadora, ponto de ligação/comunicação das Pastorais da Juventude Paroquiais e Coordenação Diocesana. Responsável por articular, propor, pensar, encaminhar as decisões, da Assembleia Diocesana de Pastorais e da Assembleia Diocesana da Pastoral da Juventude, das reuniões da Coordenação Diocesana, da tesouraria entre outros informes pertinentes seja a nível Diocesano, Região Pastoral, Regional, Nacional, Latino Americano e Internacional. Deverá compor o Setor Juventude ocupando cinco cadeiras, bem como encaminhar as discussões ocorridas neste espaço para suas bases. Delibera questões gerais de comunicação e encontros.

         É ela também que prepara e encaminha as Assembleias Diocesanas Eletivas ou não, bem como deve articular os encaminhamentos desta e do Planejamento Anual Diocesano da PJ. Pensa as questões relativas às juventudes; promove discussões relativas à Organização, elementos pastorais, Campanhas Nacionais, Cursos de Formação etc. 


Coordenador Diocesano


Darlan Oliveira

Paróquia São Felipe e São Tiago ? Zonal 2

e-mail - darlan.ge@hotmail.com



Tesoureiro Diocesano

Mailson Pereira

Rede de Comunidades Elísio Medrado ? Paróquia São Miguel das Matas - Zonal 1

e-mail - pereiramailson@msn.com


Articulador do Zonal 1

Alaércio Moura

Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho ? Zonal 1

e-mail ? alaercio_m@hotmail.com

 

Articuladora do Zonal 1

Rosângela de Souza

Paróquia de São Roque - Zonal 1

E-mail: rosangela_snt@hotmail.com


Articuladora do Zonal 2

 

Carolina Pereira

Paróquia São Benedito ? Zonal 2

e-mail ? lorkvida@hotmail.com


Articulador do Zonal 2

Eric Galdino

Paróquia São José do Andaiá ? Zonal 2

e-mail ? eric.fullmetal@gmail.com



Articuladora do Zonal 3

 

Vanessa Carla

Paróquia Nossa Senhora da Purificação de Nazaré ? Zonal 3

e-mail ? carla-nesa@hotmail.com



Articuladora do Zonal 4

 

Mônica Morais
- Zonal 4
E-mail: monymoraes62@gmail.com


Articulador do Zonal 4


Lindielson Silva

Paróquia Santo Antônio do Argoim ? Zonal 4

e-mail ? lindielson_argoim.ba@hotmail.com 


Assessoria Diocesana

      Os assessorxs da Coordenação Diocesana da Pastoral da Juventude são nove atualmente, escolhidxs pelos jovens na Assembleia Diocesana da Pastoral da Juventude, o Conselho Presbiteral Diocesano e o Bispo. Estes podem ser leigxs, religiosxs e padres, o papel da assessoria é animar a comissão de jovens a cumprirem sua função, assessorar a coordenação, acompanhar na dimensão pessoal e metodológica possibilitando aos jovens desempenharem sua função.

         É formuladora de propostas, promovendo discussões referentes à organização, elementos pastorais, cursos de formação etc. Cabe a esta comissão a reflexão, produção de subsídios, o acompanhamento à formação dos jovens e sua articulação, bem como o estabelecimento de relações com grupos eclesiais e organizações sociais.



Assessoria Diocesana

Pe. José Ivan Nunes

Paróquia Santo Antônio do Argoim

e-mail- pe.ivan@hotmail.com



Assessoria Diocesana

Ir. Natalina Gomes

Congregação Missionária Filha do Calvário

e-mail- natalinamfc@gmail.com

Site da Congregação ? http://www.amael.com.br/



Assessoria Diocesana

Cleide Oliveira

Paróquia São José do Andaiá ? Leiga

e-mail- cleidinhapjsaj@hotmail.com



Assessoria Diocesana

Célio Inô

Paróquia São Benedito ? Leigo

e-mail- celioinopbpjpt@hotmail.com



Assessoria Diocesana

Fábio da PJ

Paróquia São Benedito ? Leigo

e-mail- fabiodapj@hotmail.com




Coordenações Paroquiais

         A Pastoral da Juventude Paroquial atua em uma Paróquia da Igreja Católica, é uma das subdivisões da Pastoral da Juventude. Tem como princípio fundamental auxiliar os Grupos de Jovens/Grupos de Base, sendo um núcleo de apoio a estes grupos. Aplicando o método da PJ (Ver; Julgar; Agir; Rever e Celebrar), nos grupos de jovens e mostrar a estes jovens, o principal objetivo da Pastoral da Juventude: "A Espiritualidade + a Ação no meio do povo". Não tem modelo padronizado de composição, mas deve contar com um(a) coordenador(a), um(a) vice coordenador(a), um(a) secretário(a) e um(a) tesoureiro(a), bem como ser assessorada por um ou mais assessores vinculados ou não a Articulação da Dimensão Comunitário-Participativa e os coordenadores de grupos de base existentes na paróquia.



Espalhe por aí