/ PJ / Método Leitura Orante

Tamanho da letra

11/12/2014 por PJ
Método Leitura Orante
A Leitura é um importante momento de oração, conversa e comunhão com Deus e de revisão de vida. Neste momento devemos estar dispostos a ganhar este tempinho devemos nos desligar do "mundo" e dos pensamentos que nos atrapalhe de viver intensamente esta oração, inclusive o celular, para que possamos realizar com o coração tranquilo os seguintes passos: Leitura, Meditação, Oração, Contemplação. 

Para iniciarmos este momento, além das indicações acima citadas devemos nos colocar em uma posição confortável, tomar em mão nossa Bíblia e se possível papel e caneta para caso necessário anotar nossas reflexões. Se arrumar um ambiente te faz rezar, faça-o. 

Estando confortável, peça a luz do Espírito Santo, a presença do Deus Trindade. 

I - Inicie uma leitura, leia novamente e reflita O que o texto diz? O que ele fala? Qual é a história? O que se conta?
II- Após isto, se necessário leia novamente e pense O que Deus está me falando? O que o texto me diz? O que Deus quer me dizer com esta passagem? Qual o sentido deste texto na minha vida?
III- Neste momento, após a reflexão e escuta daquilo que Deus fala, reflita O que o texto me faz dizer a Deus? Qual a minha exortação? Qual o meu compromisso? Qual a minha oração pessoal?
IV- Por fim, é a hora de pensar Qual o meu novo olhar? A partir da Palavra Qual o meu novo posicionamento a partir das reflexões e dos ensinamentos do Evangelho? Qual o meu compromisso com Deus? Qual o meu compromisso semanal, diário, pessoal ou comunitário?

Finalizando, pode-se fazer um momento de agradecimento, rezar o Pai Nosso, Ave-Maria, fazer ou rever as anotações e se dispor para cumprir o compromisso assumido. 

A Leitura Orante se torna uma atitude continuada no dia-a-dia por uma ação transformadora ? pessoal, comunitária, social, mundial.

Tenha bons momentos de Leitura Orante e alimente sua espiritualidade com a Palavra de Deus!!!

Alaércio Moura
Articulador do Zonal São Mateus - Zonal 1
.


Espalhe por aí


Comentários
Deixe seu comentário